RSS
  Whatsapp

Habemus vice: Daguia de Dona Bela é escolhida como pré-candidata a vice na chapa de MVK

Compartilhar

 

"Constrangedor". Este foi o adjetivo encontrado por um espectador que participou da reunião que confirmou de maneira totalmente improvisada o nome da vereadora Daguia de Dona Bela como pré-candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo suplente de deputado estadual, o petista Marcus Vinícius Kalume.

Entre "sorrisos amarelos" e "empolgação forçada", o desconforto era nítido. Os vídeos estão rodando por aí, mas como podem nos processar (volte uma publicação), vamos nos ater aos fatos. O anúncio, feito às pressas, se dá em momento difícil e conturbado da campanha de Marcus Vinícius. Disputas internas pela indicação deixaram atritos e marcas que muito provavelmente não serão apagadas ou esquecidas.

Estavam no páreo: vereador Enéas Maia, Marisol Simplício, pré-candidato Pablo Goiano e vereador Ancelmo Jorge. Daguia de Bela só entrou na disputa depois de uma reunião do MDB de Floriano em que ela foi "indicada" pelo grupo que o próprio Enéas montou (assunto pra outra publicação). Um duro golpe no melhor estilo "Casamento Vermelho" da série Game of Thrones.

Por outro lado, depois de tantos erros estratégicos e derretimento da pré-candidatura de Marcus Vinícius (mais rápido do que previam, inclusive com o afastamento de figuras que apoiavam o projeto inicial, um assunto pra outra publicação), a confirmação da vereadora Daguia de Dona Bela, uma mulher negra e de origem humilde, deixa aliviado alguns (muitos) caciques que acompanhavam apreensivos a possibilidade de outros nomes assumirem a vaga.

E não é segredo pra ninguém que "forças ocultas" (leia-se: fogo amigo) trabalharam dia e noite para que o vereador Enéas Maia (presidente do MDB Floriano sob as bençãos do "godfather" senador Marcelo Castro), fosse sacado dessa disputa. A vaga sempre foi dele, mas um fator pesou: a taxa de rejeição. Analistas ouvidos pelo Oxen foram categóricos: MVK e Enéas seriam "difíceis" de vender e se já está complicado vender um salvador da pátria, imagine dois.

Vereadora de primeiro mandato, Daguia de Dona Bela é o equilíbrio da chapa, pois goza de baixa rejeição de tem um ótimo perfil para se trabalhar no marketing político. Infelizmente, esse anúncio não ocorreu com a "pompa e as honras" que uma mulher negra, humilde e vereadora de primeiro mandato mereceria ter. Por fim, o "agouro" foi tanto em cima de Enéas que vários pré-candidatos já tinham cards e vídeos prontos parabenizando Daguia de Bela. Ou seja, o Oxen prova mais uma vez que faz jornalismo de verdade, pois o "balão" ou "bombaquim" se concretizou.

Mais de Cidade